Existe forma correta de ingerir medicamentos?
Veja como tomar comprimidos com leite ou parti-los ao meio pode comprometer seu tratamento
Alguns medicamentos podem ter gosto não muito agradável ao nosso paladar enquanto outros podem ser considerados grandes demais para serem engolidos com facilidade. Por esses motivos, algumas pessoas prefiram ingeri-los com bebidas mais fortes, para tentar disfarçar seu sabor, ou cortá-los ao meio, para facilitar sua ingestão. Mesmo sendo práticas ainda comuns entre alguns consumidores, será que elas são seguras para o tratamento?
A resposta é não, nem sempre essas práticas são seguras. A substituição da água para ingerir o medicamento ou o corte do comprimido só são consideradas eficientes quando indicadas pelo profissional de saúde e quando constarem na bula, pois podem interferir no efeito desejado do fármaco. Por isso, antes de pensarmos em adotar ações que facilitem o uso, precisamos levar em consideração as características de cada medicamento e como sua ação final pode ser alterada.(1)
Posso tomar o medicamento com leite?(2)
Por ser um alimento rico em cálcio, o leite pode diminuir ou potencializar o efeito de alguns medicamentos em nosso organismo. Por isso, procure sempre dar preferência para a água na hora de tomar o seu medicamento.
Mas, como toda regra tem sua exceção, existem alguns medicamentos que podem ser administrados com outros líquidos, como o sulfato ferroso, que se ingerido com suco de laranja é melhor absorvido.
Lembre-se sempre que o ideal é seguir as orientações de seu médico ou de um farmacêutico. Além de esclarecerem qual o melhor líquido para a ingestão do seu medicamento, eles também podem esclarecer se o medicamento prescrito deve ser ingerido após as refeições ou com estômago vazio, como forma de não influenciar o processo de absorção e, consequentemente, a ação do medicamento. Estas informações também podem ser encontradas na bula do medicamento.
Posso dividir um comprimido ao meio?(1,3)
Já o hábito de cortar o medicamento ao meio pode trazer riscos à sua saúde, pois pode alterar a dose necessária e, até mesmo, provocar intoxicações, uma vez que pode interferir no tempo de efeito que cada comprimido precisa ter em nosso organismo. No mercado há vários tipos de comprimidos e cada um com suas características específicas. Confira abaixo cada um deles.
Comprimido simples: deve ser ingerido inteiro e com um copo de água para desintegrar-se totalmente no sistema digestivo;
Comprimido revestido: não deve ser quebrado, mastigado e/ou chupado, para evitar o risco de perda do efeito terapêutico ou de algum efeito colateral;
Comprimido efervescente: necessita ser dissolvido por completo em um copo de água para que possa ser ingerido;
Comprimido sublingual: deve ser colocado e mantido sob a língua. Sua aplicação não deve ser acompanhada pela ingestão de água.
Vale ressaltar que, assim como no caso da água, há exceções quando falamos deste assunto. A partição de um comprimido pode ser útil quando permite a dose correta da droga ao paciente, mas, é imprescindível que médico, farmacêutico e paciente estejam de acordo com essa decisão.
E os medicamentos líquidos?
Os medicamentos líquidos exigem cuidados extras em relação à dosagem. Por isso, é fundamental seguirmos rigorosamente as orientações descritas na bula ou fornecidas pelo profissional de saúde, como não substituir a colher-medida, conta-gotas ou outro dispositivo que acompanha o medicamento, são eles que dão a precisão da dose e não misturar medicamentos líquidos com sucos, chás, leite ou outras bebidas a não ser que tal prática seja orientada na bula do produto.
É importante se lembrar de que gotas destinadas à via oral são mais concentradas do que as demais soluções, exigindo, assim, um maior cuidado com relação à medida exata, sobretudo quando destinada às crianças.
Siga sempre as instruções da bula e as indicações de seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvidas, você também pode consultar a Central de Atendimento da empresa detentora do registro do medicamento, conforme número de telefone que consta na caixa do medicamento.
Referências: 1.Uso consciente de medicamentos – Eurofarma – Último acesso em 14/10/2022 / 2. Posso ingerir os medicamentos com leite, sucos ou chás? Faculdade de Farmácia UFMG – Último acesso em 14/10/2022 / 3. Estudo alerta que partir comprimidos ao meio não garante ao paciente a dose correta – Pfarma – Último acesso em 14/10/2022